MOVE-NOS A PAIXÃO POR VIAJAR
Somos uma empresa que desde 2006 se tem afirmado em Portugal e no Mundo como uma referência em iniciativas que promovem o turismo outdoor ativo.
Trazemos para o mercado a paixão, a experiência, conhecimento e o profissionalismo dos nossos colaboradores, quer na organização de viagens de bicicleta ou a pé quer na abordagem que fazemos com os nossos clientes ao desenvolvimento sustentável e responsável dos seus destinos, sejam eles unidades de alojamento ou às diferentes escalas dos territórios, aplicando uma metodologia 360, e recorrendo a tecnologias emergentes para garantir a sua afirmação inteligente e inovadora.
Trazemos para o mercado a paixão, a experiência, conhecimento e o profissionalismo dos nossos colaboradores, quer na organização de viagens de bicicleta ou a pé quer na abordagem que fazemos com os nossos clientes ao desenvolvimento sustentável e responsável dos seus destinos, sejam eles unidades de alojamento ou às diferentes escalas dos territórios, aplicando uma metodologia 360, e recorrendo a tecnologias emergentes para garantir a sua afirmação inteligente e inovadora.
Visão
A A2Z pretende ser uma referência nacional e internacional no mercado do turismo outdoor, contribuindo para o desenvolvimento de destinos turísticos sustentáveis e responsáveis e proporcionando aos seus visitantes e clientes as melhores experiências turísticas. Quer procurar e incorporar sempre a inovação como parte fundamental de todos os seus produtos, apostando permanentemente em colaboradores altamente motivados e inspirados, que contribuam para a sustentabilidade da empresa e persigam o reconhecimento por todos os clientes e parceiros da qualidade, competência e profissionalismo de uma organização que se dedica com paixão aos seus projetos.
Missão
Desenvolver e implementar produtos, destinos e viagens que proporcionem experiências e emoções únicas, em sintonia com a natureza e com as comunidades locais de forma sustentável e com responsabilidade social e ambiental.
História
Durante anos, sob a liderança do Pedro Pedrosa, um grupo de amigos que partilhava a paixão por viajar para locais remotos em busca da autenticidade e aventura sonhou com a criação de um projeto diferenciador em termos de oferta turística. Em 2006 a decisão foi tomada: criar a A2Z. Desde então, afirmando a nossa portugalidade, foram criados produtos turísticos de excelência oferecendo aos nossos clientes o que de melhor e mais autêntico tem Portugal, sempre com base em viagens a caminhar ou de bicicleta.
O reconhecimento deste saber-fazer e capacidade de inovação obrigou a A2Z a crescer para áreas complementares prestando consultoria a parceiros que querem desenvolver os seus territórios para receber este tipo de turistas ou a unidades de alojamento que se querem especializar e diferenciar para o segmento do cicloturismo.
Com o crescente digitalização da sociedade inteligente em que vivemos surgiu a necessidade de enriquecer com tecnologia a experiência turística, de visitação ou de utilização de recursos turísticos e desportivos, passando a A2Z a promover e desenvolver soluções digitais ancoradas em conteúdos multimédia georreferenciados e interativos, reunidas no que acreditamos virem a ser cada vez mais os Destinos Digitais.
O reconhecimento deste saber-fazer e capacidade de inovação obrigou a A2Z a crescer para áreas complementares prestando consultoria a parceiros que querem desenvolver os seus territórios para receber este tipo de turistas ou a unidades de alojamento que se querem especializar e diferenciar para o segmento do cicloturismo.
Com o crescente digitalização da sociedade inteligente em que vivemos surgiu a necessidade de enriquecer com tecnologia a experiência turística, de visitação ou de utilização de recursos turísticos e desportivos, passando a A2Z a promover e desenvolver soluções digitais ancoradas em conteúdos multimédia georreferenciados e interativos, reunidas no que acreditamos virem a ser cada vez mais os Destinos Digitais.
2006
Criação da empresa com operação turística e a aposta em experiências autênticas a pé e de bicicleta em Portugal e em vários destinos internacionais, sob a marca A2Z Adventures.
2008
Criação do departamento A2Z Consulting para prestação de serviços de consultoria em turismo de natureza.
São atingidos 100 clientes/semana na A2Z Adventures.
São atingidos 100 clientes/semana na A2Z Adventures.
2009
Abertura do escritório em Leiria, como centro logístico e administrativo da A2Z Adventures.
2011
Abertura do escritório de Penela, focado nos serviços A2Z Consulting.
Obtenção do alvará de agência de viagens e turismo, e reconhecimento de turismo de natureza pelo Turismo de Portugal.
Início das operações incoming com grandes operadores internacionais, focando a operação em Portugal.
Obtenção do alvará de agência de viagens e turismo, e reconhecimento de turismo de natureza pelo Turismo de Portugal.
Início das operações incoming com grandes operadores internacionais, focando a operação em Portugal.
2012
Criação do selo BIKOTEL, que reconhece e promove uma rede de parceiros com boas práticas bike friendly.
Com a assessoria da A2Z Consulting, é criado e inaugurado o primeiro Centro de BTT homologado em Portugal, na Batalha.
São atingidos 200 clientes/semana na A2Z Adventures.
Com a assessoria da A2Z Consulting, é criado e inaugurado o primeiro Centro de BTT homologado em Portugal, na Batalha.
São atingidos 200 clientes/semana na A2Z Adventures.
2014
A A2Z Consulting supera a A2Z Adventures em volume de negócio.
Atingidas 50 unidades parceiras da rede Bikotel.
Volume de negócios anual supera os 500k €
Atingidas 50 unidades parceiras da rede Bikotel.
Volume de negócios anual supera os 500k €
2016
Obtenção da certificação PME Líder 2016.
Com o crescimento da atividade turística em Portugal, e fruto da presença promocional em 4 países europeus, a A2Z Adventures tem um forte incremento de atividade.
Com o crescimento da atividade turística em Portugal, e fruto da presença promocional em 4 países europeus, a A2Z Adventures tem um forte incremento de atividade.
2017
Obtenção do Selo de qualidade APECATE.
Rebranding da A2Z. O operador turístico passa a estar no mercado com a marca Portugal A2Z Walking & Biking.
Rebranding da A2Z. O operador turístico passa a estar no mercado com a marca Portugal A2Z Walking & Biking.
2018
Criação da Portugal Outdoor Alliance. Três dos mais relevantes operadores turísticos de ar livre portugueses (Portugal A2Z Walking & Biking, Portugal Green Walks e Bike Tours Portugal) criaram uma aliança para apresentar a mais completa e variada oferta de produtos de programas Walking e Cyling que abrange todo o território português.
2019
Abertura do escritório no Porto, reforçando o apoio logístico à operação da Portugal A2Z Walking & Biking.
O volume de negócios supera 1 milhão de euros.
São atingidas 100 unidades com selo Bikotel.
Obtenção da Certificação Biosphere, enquanto operador turístico.
O volume de negócios supera 1 milhão de euros.
São atingidas 100 unidades com selo Bikotel.
Obtenção da Certificação Biosphere, enquanto operador turístico.
2020
Criação da metodologia e selo Responsible Trails, permitindo distinguir, promover e comercializar internacionalmente percursos que respeitam um código de ética e que promove a sua gestão e utilização responsável, a nível ambiental e social do território e do património onde se inserem.
Criado o departamento de Destinos Digitais focado no desenvolvimento e oferta de soluções digitais outdoor B2B e B2C.
Criado o departamento de Destinos Digitais focado no desenvolvimento e oferta de soluções digitais outdoor B2B e B2C.
2021
Início da representação exclusiva em Portugal da tecnologia Outdooractive, que dispõe de soluções digitais especializadas para a divulgação de conteúdos outdoor e ferramentas exclusivas de marketing digital numa audiência global de público especializado outdoor.
Declaramos publicamente a emergência climática e comprometemo-nos em seguir o caminho da sustentabilidade e responsabilidade empresarial em direção a um Plano de Ação (Tourism Declares Climate Emergency).
Declaramos publicamente a emergência climática e comprometemo-nos em seguir o caminho da sustentabilidade e responsabilidade empresarial em direção a um Plano de Ação (Tourism Declares Climate Emergency).
2022
Renovação do website Bikotel, com um conceito transversal de acolher todos os conteúdos de interesse ao cicloturista, do site A2Z.pt e do website Responsible Trails, tirando partido da tecnologia Outdooractive e do conceito de digitalização integrada dos destinos outdoor.